Tela Tensionada

Opções Inovadoras

Introdução

Entre as opções de materiais para a comunicação visual em ponto de venda e para mídia externa, as telas tensionadas ou backdrops surgem como uma alternativa bastante acessível e versátil. Além de serem excelentes para divulgação de negócios, as Telas Tensionadas, são fabricadas em alumínio, que é um material altamente durável e muito resistente, e podem ser desenvolvidas em diferentes tamanhos, de acordo com a necessidade de cada cliente. Para utilizar em ambientes fechados, esse tipo de tela ou backdrop pode ser iluminada internamente por LED. Já no caso da utilização em ambientes externos e áreas abertas não é possível utilizar instalações elétricas, impedindo o uso de iluminação. Se você ficou interessado nas telas tensionadas como a solução ideal para a divulgação de negócios ou produtos é preciso escolher a mais indicada para cada necessidade dentre os modelos. Esse e-book vai lhe ajudar nessa tarefa, apresentando as melhores dicas sobre o assunto.


Boa leitura!

Saiba mais sobre essa estratégia visual

O investimento certo na identidade visual de um ponto de venda pode fazer toda a diferença para uma empresa ou negócio. Isso porque a percepção do consumidor é impactada positivamente, o que gera credibilidade e fortalecimento para a marca. Ter uma identidade visual exclusiva para a empresa também torna a divulgação dos produtos e serviços muito mais efetiva e atraente. Portanto, é isto que devemos oferecer.

É de conhecimento geral que a experiência do cliente nunca foi tão visual quanto atualmente. O crescente uso de estratégias de marketing digital e seu foco em formatos visuais e audiovisuais exige que as ações de propaganda e marketing nos meios presenciais sejam igualmente chamativas.

Ignorar a importância da comunicação visual significa fechar as portas para as oportunidades que o mercado oferece. Existem empresários que consideram os investimentos em marketing muito altos para o retorno que eles recebem no curto prazo, no entanto, é preciso entender que é no médio e longo prazo que é possível perceber, de fato, o lucro revertido.

Uma identidade visual bem desenvolvida passa credibilidade para consumidores, fazendo com que uma marca seja lembrada com mais facilidade e tornando o negócio uma referência no segmento. Tão importante quanto a identidade da marca é a divulgação estratégica dos seus produtos e serviços, seguindo as tendências do mercado e as demandas do público-alvo. E é nesta divulgação assertiva que as empresas de comunicação se mostram tão essenciais.

No segmento da comunicação visual, telas tensionadas são apontadas como uma escolha profissional e certeira, principalmente para eventos e empreendimentos que precisem de destaque, elegância e comunicação visual objetiva, bem organizada e atraente.

A impressão digital em tecido é personalizada e pode ser feita em grandes dimensões. O material tem a vantagem de não deformar, envergar ou perder a nitidez, e é possível optar pela produção em poliéster, que oferece mais qualidade para a impressão.

As telas tensionadas são excelentes opções para decorar ou divulgar produtos, serviços e informações do negócio. Alguns modelos de telas são feitos no formato vertical e dispõem de pés, o que evita a necessidade de instalação ou de fazer furos nas paredes.

O tecido é fixado em estruturas de alumínio, que é mais leve, resistente e durável do que outros materiais.

Nas telas tensionadas, quando pensadas com imagens, as imagens são impressas digitalmente pelo método de sublimação, um processo diferente da serigrafia convencional. Nesse sistema, a imagem é impressa em um papel especial e colocado sobre o tecido.

Utilizando uma máquina de transferência, o papel e o tecido são expostos à alta temperatura e pressão, fazendo com que a tinta impressa migre para o tecido através de sublimação, penetrando em sua fibra.

O processo garante qualidade quase fotográfica, com alta resolução da imagem impressa.

Como podem ser utilizados?

As telas tensionadas podem trazer uma função decorativa diferenciada para um ponto de venda ou stand. Trata-se de um material versátil e de aplicação flexível, podendo ser utilizado em balcões de atendimento e informações, como sinalização, iluminação ou publicidade para uma campanha.

Além disso, pelo fato do material não amassar ou apresentar qualquer tipo de vincos ou marcações, as telas podem ser esticadas e aplicadas em um quadro – e isso permite que eles sejam utilizados como uma decoração fixa, como uma forma de ornamentar ou iluminar o ambiente.

Outra característica marcante das telas tensionadas é sua impermeabilidade. O tecido de poliéster possui uma baixa absorção de água (cerca de 0,5%), o que faz com que ele seque rapidamente, tornando-o uma opção duradoura para propaganda, sinalização ou decoração de ambientes.

Diferentemente de outros materiais, como a lona, ao utilizar tela tensionada, sua mensagem não sofrerá com deformidades, desgastes ou mesmo deslocamentos indesejados. Sua fácil fixação em estruturas de alumínio dispensa qualquer necessidade de instalações ou gasto de tempo com grandes construções ou montagem.

A flexibilidade na utilização de telas tensionadas faz com que a aplicação deles seja simples e rápida em diversas mídias, podendo ser feita dentro de uma loja, na instalação de um stand para um evento, no painel de um shopping ou, ainda, em ambientes de grande circulação, como a área de desembarque de um aeroporto.

Ao utilizar telas tensionadas, você tem a garantia de qualidade no material, na impressão e na utilização no médio e longo prazo.

[SUGESTÃO DE LEITURA] Saiba tudo sobre a maior tendência do mercado!

Os modelos

Além das funções decorativas, as telas tensionadas também podem ser consideradas um modelo de divulgação que explora as estratégias de publicidade a partir da comunicação visual. Adotados para apresentar ações de marketing, técnica que foi desenvolvida a partir da tradição de tribos indígenas norte americanas, que usavam grandes painéis para demarcar território e se identificar, os modelos publicitários contam com esses mesmos objetivos para uma estratégia de marketing.

Por serem muito simples de utilizar, práticos e fáceis de desenvolver, diversos negócios estão optando por utilizar os painéis como uma porta de entrada para o mundo da divulgação publicitária e para uma decoração profissional de seu estabelecimento. E você também pode (e deve) sugerir esta opção para seus clientes. A utilização das telas tensionadas pode, ainda, contribuir para o aumento da visualização de uma marca, servindo como uma forma de apresentar suas ações de marketing, ou, então, de sinalizar um determinado local. Existem no mercado diferentes tipos de modelos e usos para os telas tensionadas, que podem lhe ajudar na função de desenvolver a estratégia para negócios.

A seguir, apresentamos as características dos principais modelos.

Totem Publicitário de Tecido


A Tela Tensionada pode ser desenvolvida em formato de Totem Publicitário. É feito um quadro retangular e utilizam-se pés para dar sustentação. É uma solução ótima para divulgar um negócio em ambientes de grande circulação, em lojas, stands, shoppings ou eventos. Pode ser desenvolvido no tamanho de preferência do cliente e caso queira chamar ainda mais atenção do público, use iluminação em LED. O diferencial desse material é que pode trazer comunicação nos dois lados - dupla face - e se torna ainda mais útil e versátil.

Quadros de publicidade


Quadros para fixar na parede são uma ótima forma de divulgar produtos e serviços em lojas, aeroportos e outros ambientes. Podem trazer propagandas ou serem decorativos.


Também tem a vantagem de que podem ser iluminados e desenvolvidos sob medida para o ambiente. É uma solução que está sendo utilizada no mundo inteiro, pois garante quadros com imagem em altíssima definição.

Arquitetura


A tela tensionada pode ser utilizada em projetos de arquitetura e decoração. Chamamos de Alumilight quando ela é colocada apenas com o tecido claro com o objetivo de dar uma iluminação natural e efetiva no ambiente.


Também levando em consideração projetos arquitetônicos, as telas tensionadas podem ser pensadas com imagens que completem o planejamento do ambiente, fazendo um combo de iluminação natural e projeto decorado.

Backdrop grande


Em português, o termo backdrop significa pano de fundo. Por isso, esse material quando feito em telas tensionadas é um grande totem que serve como um fundo para uma vitrine, loja, stand ou outro ambiente. É um painel grande que tem como função ser um fundo para o seu espaço.


Esse material pode receber iluminação interna ou externa, com o objetivo de destacar a imagem que está impressa no tecido. É uma boa saída para decoração e marketing.

Divisórias ou paredes 


Assim como os backdrops, as telas tensionadas utilizadas como divisórias ou parede são grandes painéis que servem para delimitar um espaço ou dividir um ambiente. É comum ver esse material sendo utilizado para substituir stands convencionais, criando um lindo stand iluminado ou bem colorido, sem a necessidade de utilizar adesivos e com um espaço delimitado.


Em eventos também é usado para dividir pavilhões e criar corredores, uma solução bonita e que tem um alto poder de comunicação.

 Escolhendo o modelo ideal

Depois de conhecer os principais modelos de telas tensionadas disponíveis no mercado, é importante escolher o produto certo para cada negócio. Se seus clientes já se convenceram de que precisam de uma tela tensionada, mas ainda não sabem por onde começar a fazer a escolha do melhor modelo, listamos algumas dicas que podem lhe ajudar a encontrar a solução certa. Confira!

Pense na motivação por trás do uso do painel


Antes de escolher o modelo de tela tensionada, é importante pensar no porquê da escolha por esse produto para determinado negócio. Dentre os motivos, podemos listar o destaque sobre a concorrência, a facilitação da localização do seu empreendimento, a inovação nos investimentos quando o assunto é marketing, decoração mais elaborada, iluminação do ambiente, entre outros.


Essa motivação na hora de definir um modelo de tela tensionada para o marketing tem um papel importante na escolha, já que, dessa forma, fica mais fácil avaliar materiais, cores e formatos da estrutura.

Avalie o local em que o painel será posicionado 


Uma das primeiras coisas que você precisa fazer antes de começar a escolher um modelo de painel de tecido para o negócio junto com seu cliente é avaliar qual será o local em que esse dispositivo de propaganda será posicionado.


Afinal é o tamanho do espaço que ajuda a definir as melhores dimensões para o painel e até mesmo o formato que será utilizado. Por isso, verifique onde você gostaria de colocar o material e meça o ambiente para criar uma solução proporcional e bonita.

Avalie o tipo de destaque que você quer dar à imagem do painel


O nível e tipo de destaque que você quer dar para a imagem do painel também tem um papel importante na definição dos materiais, cores e formatos que vão ser usados nele.


Para empresas que querem mais discrição, as cores podem ser mais foscas, e o painel menor, com formato padronizado. Para as que querem criar mais pontos de atenção, o uso de iluminação e de materiais com cores mais fortes pode ser a estratégia perfeita. Já para quem quer usar os painéis de tecido como elementos decorativos para fundos de vitrines, por exemplo, a dica é optar por modelos grandes – cobrindo toda uma parede – e ambientados de acordo com a loja ou tema da campanha.

Benefícios das telas tensionadas

As telas tensionadas podem oferecer uma vasta gama de benefícios e vantagens em comparação a outros tipos de materiais. Confira, a seguir, uma lista com as principais vantagens de adotar as telas tensionadas na comunicação visual de um ponto venda ou na hora de planejar a decoração do ambiente.

Facilidade de troca e manutenção


Uma das primeiras coisas que você precisa fazer antes de começar a escolher um modelo de tela tensionada para o negócio junto com seu cliente é avaliar qual será o local em que esse dispositivo de propaganda será posicionado.


Afinal é o tamanho do espaço que ajuda a definir as melhores dimensões para o painel e até mesmo o formato que será utilizado. Por isso, verifique onde você gostaria de colocar o material e meça o ambiente para criar uma solução proporcional e bonita.

Não reflete luz


Em ambientes com muita claridade, como pontos de vendas ou stands, o tecido não reflete a luz - o que poderia deixar parte da mensagem ofuscada pelo brilho da iluminação local.

Proporciona luz


Em ambientes escuros como shoppings, casas ou escritórios as telas tensionadas podem ajudar a iluminar. A iluminação que a tela tensionada proporciona para os ambientes é natural e suave ajudando na composição do projeto de decoração.

Não retém água


O tecido de poliéster possui um grau de absorção da água muito baixo, em torno de 0,5%. Com isso, ele não molha como qualquer outro tecido e, mesmo que venha a ser molhado, possui a capacidade de secar rapidamente. O produto também tem boa resistência à abrasão e aos solventes orgânicos.

Sem limites de tamanho


Ao contrário de outras opções, que possuem limitação de formato, com as telas tensionadas, a criatividade é o limite. Quando eles possuem formatos muito grandes e que excedem os limites da largura do tecido, é possível utilizar uma costura especial que deixa emendas quase imperceptíveis.

Não deforma


Ao contrário dos antigos painéis feitos com lona, o tecido não deforma com o tempo, não apresenta vincos, não amassa e pode ser lavado sem perder a qualidade da impressão, garantindo economia ao longo prazo para o empreendedor.

Conclusão

A escolha correta da tela tensionada pode ser o investimento que faltava para personalizar uma decoração, dar uma maior visibilidade ao negócio e à marca de um cliente, especialmente se a aquisição do equipamento for feita de maneira cuidadosa.


Esperamos que esse material tenha ajudado a direcionar para a escolha do modelo ideal para cada negócio, garantindo uma boa imagem, excelente rentabilidade e retorno financeiro para seus clientes e, consequentemente para a sua empresa.


Também é sempre bom lembrar de que, independentemente do objetivo final com o produto, contar com fornecedores de confiança é essencial na hora de obter bons resultados após tomar a decisão de investir na tela tensionada que mais atende às suas necessidades.


Conte com a Alumipac para ajudá-lo nessa missão!

Inscreva-se e receba novidades!

Soluções Inovadoras em Alumínio